sexta-feira, 26 de abril de 2024

Aprenda a emagrecer, por Flávio Melo Ribeiro

Compartilhar

Flávio Melo Ribeiro (*)

 

No artigo da semana passada vimos o ciclo: come muito, engorda, fica insatisfeito com seu corpo, se propõem a emagrecer, inicia dieta, depois de algumas semanas desiste, sofre e passa a comer numa quantidade maior buscando prazer imediato que a comida lhe proporciona. Consequentemente volta a engordar, fica frustrado, come mais ainda, engorda. Porém com o passar das semanas se equilibra emocionalmente, fica novamente insatisfeito com seu corpo e volta a dieta sem se preparar para empreitada.

 

É dessa maneira que o efeito sanfona (engorda emagrece) se perpetua. Também citei como a atenção no ato de comer é fundamental para a pessoa mastigar mais e aprender a saborear a comida e com isso buscar mais rapidamente a saciação. Mas faltou outro item que é o controle da ansiedade.

 

A ansiedade, de modo geral, é vivida pela sensação de eliminação do tempo, a pessoa quer tudo de imediato, por isso sofre duplamente, com o fato de esperar e também antecipadamente. Na ansiedade vive-se como se o futuro fosse algo para ser consumido imediatamente. Mas que vida é essa? Porque a pressa de viver sem saborear os prazeres que a vida oferece. E porque não extrair prazer na construção dos projetos, visto que o caminho da vida se faz ao caminhar, ele não está pronto.

 

E isto é o fantástico da vida, ela precisa ser construída e aqui fica a pergunta: que vida quer ter no futuro? Ao responder essa questão formará a sua frente o caminho que necessita ser trilhado. Caminhando com um mapa a pessoa não se perde, e sabendo para onde ir e como ir, a ansiedade some e o prazer de viver aparece.

 

Esse princípio também precisa ser aplicado nas dietas alimentares; saber qual o corpo se quer ter num futuro próximo, consequentemente sabe-se o que precisa comer e se exercitar para alcança-lo. O prazer não pode vir exclusivamente da comida, este é um entre outros prazeres que se deve viver.

 

Extraia prazer no processo de emagrecimento. Foque nas possibilidades prazerosas que esse corpo que você deseja pode lhe proporcionar. O mapa da sua vida precisa estar lhe direcionando aos seus objetivos. A vida é mais do que comer.

 

(*) Psicólogo Flávio Melo Ribeiro

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.

E-mail flavioviver@gmail.com

 

 

Últimas notícias