quinta-feira, 18 de abril de 2024

Árvores são cortadas para não “atrapalhar” outdoor em Dourados

Empresa e proprietário do imóvel foram multados.

Compartilhar

João Pires

 

Árvores foram cortadas em frente ao outdoor localizado na rua Camilo Ermelindo da Silva, centro de Dourados (Foto - João Pires)

 

Leitor do Estado Notícias enviou fotos de pelo menos duas árvores que foram cortadas e podadas radicalmente em frente a um painel publicitário em Dourados.

Caso ocorreu na semana passada (Foto: Leitor)

 

O caso teria ocorrido na semana passada, em frente ao outdoor localizado na área central, no cruzamento das ruas Camilo Hermelindo com a Major Capilé, porém, outros registros na cidade já foram feitos por internautas e divulgados nas redes sociais.

 

No início da tarde desta terça-feira (20) a reportagem foi até o local e constatou que uma das árvores em frente ao outdoor teve o tronco totalmente quebrado e outra ainda resiste com nova brotação.

 

IMAM

 

Em contato com o diretor do Imam (Instituto do Meio Ambiente), Fábio Luis da Silva, ele afirmou que o caso já foi notificado, sendo que foram atuados por crime ambiental tanto a empresa responsável pela instalação da placa publicitária, assim como o proprietário do imóvel onde existem as árvores.

 

O diretor do Iman justifica que apesar da árvore ser considerado um bem público, como está localizada na frente de um imóvel, é de responsabilidade do proprietário zelar pela mesma.

 

Segundo Fábio Luis, outro caso envolvendo poda radical de árvore em frente à outdoor em Dourados também está sendo investigado pelo Iman, mas não tem conhecimento se o corte foi feito pela empresa ou pelo proprietário do imóvel.

 

Da árvore registrada na semana passasda pelo leitor, ficou só o "pitoco" do tronco (Foto - João Pires)

 

CRIME AMBIENTAL

 

Cortar ou podar ilegalmente uma árvore é considerado crime ambiental e a pena prevista, além da multa, também o replantio da mesma espécie e o cuidado da mesma por dois anos consecutivos para que ela restabeleça.

 

Em Dourados, qualquer cidadão que flagrar alguém cometendo algum crime ambiental, incluindo o descarte de lixo em via pública, poderá enviar denúncia por foto ou vídeo no e-mail do Imam: fiscalização.imam@dourados.ms.gov.br

 

Foto: Enviado por Leitor

 

 

Últimas notícias