sexta-feira, 26 de abril de 2024

Associação lança 3ª Semana Bilíngue de Dourados durante sessão na Câmara

Compartilhar

Assessoria CMD

 

Eliandra durante discurso na tribuna livre (Foto: Thiago Morais)

 

Durante sessão ordinária desta segunda-feira (18), a representante da Associação de Surdos, Tradutores e Intérpretes “Mãos Dourados”, Eliandra Carollo Raidan, falou sobre a 3ª Semana Bilíngue de Dourados, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro. Ela ainda convidou a todos para participar do evento e apontou as dificuldades sofridas pelos surdos no município.

 

De acordo com a representante da associação, a semana bilíngue é baseada na Lei Municipal nº 3752/2014, que institui a semana municipal da pessoa surda e com deficiência auditiva. “A escolha do mês de setembro, para a comemoração, é devido ao setembro azul, mês onde são lembradas as conquistas e lutas da comunidade surda”, explicou Eliandra.

 

“O objetivo do evento é divulgar estas lutas e conquistas, mostrando a importância da língua brasileira de sinais. Sendo que ainda lutamos para o reconhecimento do surdo pela comunidade e para a acessibilidade linguística, esclarecendo a importância do tradutor na função de mediador, garantindo a acessibilidade”, completou a representante.

 

O vereador Sérgio Nogueira (PSDB), autor do projeto, exaltou a importância da semana bilíngue, porque a ação lembra a comunidade que as pessoas com deficiência auditiva, também precisam ser “enxergadas”.

 

“Estas pessoas, em consequência da perda da fala, deixam de ter vez e voz na sociedade. Mas eles não são diferentes de nós. Por isso, até deixo uma solicitação de que fique um intérprete na Casa de Leis, para pessoas com estas necessidades, para que eles tenham acesso a nós”, comentou o vereador.

 

Indicações e requerimentos

 

O vereador Cido Medeiros (DEM) solicitou mutirão de limpeza em vários bairros de Dourados, como Parque das Nações, Jóquei Clube, Estrela Verá, Vila Mariana, Residencial Sol Nascente e Canaã II. Ainda requereu reparos em “bocas de dragão” na Rua Fernando Ferrari com a Paissandu e limpeza de lixão a céu aberto na MS-156, próximo ao trevo da bandeira.

 

Sérgio Nogueira (PSDB) pediu reforma do Posto de Saúde do Jardim Maracanã e a cedência ou contratação de vigia para Ceim Maria do Rosário, do Parque Alvorada. Ainda pediu aumento no prazo para reforma e edificações de jazigos, sendo que a nova data deve ser divulgada nos meios de comunicação.

 

O vereador Bebeto (PR) solicitou informações sobre repasses para as obras do Ceim de Vila Vargas, ainda requerendo a implantação de uma Casa Lotérica no mesmo distrito. Também foi pedido estudos para construção de nova sede para o Museu de Dourados.

 

Alan Guedes (DEM) requereu informações sobre o motivo da proibição da pesca para idosos nos parque de Dourados e também sobre o repasse do ICMS para Mato Grosso do Sul.

 

O vereador Idenor Machado (PSDB) pediu estudos para implantação de nova sinalização horizontal e vertical na perimetral norte, nas proximidades do trevo da Missão Caiuás.

 

Marçal Filho (PSDB) requereu informações sobre a publicação do edital do Fundo Municipal de Investimentos a produção artística e cultural de Dourados e sobre a distribuição de medicamentos da rede pública de saúde do município.

 

O vereador Cirilo Ramão (PMDB) solicitou à Agetran estudos para implantação de lombada na Rua José Cavalcante, no Jardim Oliveira, e também pintura sobre quebra molas na Rua Frei Antônio, próximo ao Canaã III.

 

Jânio Miguel (PR) pediu a implantação de placas de sinalização no cruzamento das ruas Antônio Alves Rocha, no Jardim Flórida II, também solicitou redutor de velocidade na Rua Eulália Pires, próximo a Rua Projetada III.

 

Silas Zanata (PPS) solicitou a substituição da caixa d’água da escola Manoel Santiago de Oliveira, da Vila Rosa, também requerem implantação de uma escola Militar em Dourados e redutor de velocidade no distrito de Deodápolis.

 

Últimas notícias