quinta-feira, 18 de abril de 2024

Atendimentos em homeopatia somam quase 400 por mês em Dourados

A liberação de valores para a reforma da unidade foi aprovada pelo Ministério da Saúde no dia 29 passado e o início das obras está previsto para breve.

Compartilhar

Atendimento em homeopatia está sendo oferecido na Policlínica Infantil, para crianças, e na Clínica da Mulher, para adultos (Foto: A.Frota)

 Assessoria

Atendimento em homeopatia está sendo oferecido na Policlínica Infantil, para crianças, e na Clínica da Mulher, para adultos (Foto: A.Frota)

Mesmo com o Centro Homeopático de Dourados fechado para reforma, a Secretaria de Saúde mantém o número de atendimentos, tanto adulto como infantil. A liberação de valores para a reforma da unidade foi aprovada pelo Ministério da Saúde no dia 29 passado e o início das obras está previsto para breve.

 

Quando reformada, a unidade atenderá apenas a homeopatia para adulto, já que o atendimento infantil foi direcionado para a Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), conforme determinação da prefeita Délia Razuk, tendo em vista que o local é mais apropriado para os procedimentos com crianças.

 

Mensalmente, é realizada uma média de 220 atendimentos em homeopatia adulto, os quais foram direcionados para a Clínica da Mulher, e 176 atendimentos em homeopatia infantil.

 

A secretaria direciona via Sisreg o atendimento para crianças, sendo disponibilizados oito por dia. Quanto aos adultos, o agendamento pode ser realizado direto na Clínica da Mulher. São agendados até dez pacientes por dia, entre e retorno e primeira avaliação.

 

A proposta de reforma do Centro Homeopático está inscrita sob o número 913896/17-001 e se encontra aprovada após análise da Justificativa Técnica de Obra, do Plano de Aplicação e da descrição da meta enviada. O Ministério da Saúde indica em seu portal que foi considerada a análise do pré-projeto como adequada para o prosseguimento do pleito.

 

Conforme o secretário de Saúde, Renato Vidigal, todos os trâmites legais necessários como abertura de conta, projeto da obra e outros, já estão sendo encaminhados aos departamentos responsáveis para que o mais breve possível se inicie a obra de reforma.

 

“A população tem contado com o serviço e estamos buscando que a reforma aconteça em breve. O espaço agregará ainda mais no atendimento adulto de homeopatia e destaco que evoluimos muito no infantil, pois na Policlínica contamos com a estrutura voltada e quadro de profissionais adequado para mais comodide às crianças”, disse.

 

Conforme a equipe técnica da Secretaria de Saúde, ainda não há um prazo determinado para início das obras de reforma do Centro Homeopático, tendo em vista os trâmites burocráticos do processo. A licitação para contratação de empresa que irá executar a reforma do prédio será divulgada no Diário Oficial.

 

Assim que retomados os trabalhos no Centro Homeopático estes serão ainda ampliados para outras especialidades, como cardiologia, neurologia, psiquiatria e outros, conforme demanda existente na região.

 

A Secretaria de Saúde informa ainda que se estima em média 2.500 atendimentos a mais para a população com a reativação da unidade.

Últimas notícias