sexta-feira, 19 de abril de 2024

Braz Melo comemora centenário de reserva indígena de Dourados

Compartilhar

Assessoria

 

As honrarias foram entregues as etnias Guarani, Kaiowá e Terena, que constituem as Aldeias Bororó e Jaguapiru (Foto: Thiago Morais)

O vereador Braz Melo (PSC), juntamente com os demais vereadores, instituiu homenagem da Câmara Municipal em comemoração aos 100 anos de criação da Reserva Indígena de Dourados, comemorado em 3 de setembro. As honrarias foram entregues as etnias Guarani, Kaiowá e Terena, que constituem as Aldeias Bororó e Jaguapiru.

 

A homenagem da etnia Terena foi entregue a Teodora da Silva, nascida na aldeia Cachoeirinha, localizada em Miranda, veio ainda pequena a Dourados, tornando-se uma das pioneiras da Reserva. Hoje com 106 anos, continua morando no local, onde constituiu família e criou 13 filhos.

 

“Apesar das inúmeras necessidades e sabendo que temos pouco a comemorar, a Câmara Municipal de Dourados, através de seus 19 vereadores prestou esta singela homenagem aos 100 anos de criação da Reserva Indígena de Dourados”, assim finalizou o discurso do vereador Braz Melo.

 

A Reserva Indígena foi criada durante o governo de Cipriano da Costa Pereira, que administrou o Estado entre 1917 e 1918. Dez dias após a sua posse, ele assinou o decreto que beneficiava, principalmente, a Mate Laranjeira, que tinha concessão de toda essa região para a colheita da erva mate.

 

Mais populosa do que 34 municípios de Mato Grosso do Sul, a Reserva atualmente possui aproximadamente 18 mil habitantes e, de acordo com vereador, tem sido desprezada pelo Governo Federal que pouco tem oferecido em benefício desta comunidade.

 

“Em contrapartida, por acreditar que a cidadania se inicia com o endereço, direito esse omitido pelo poder público, desde que eu assumi o mandato de vereador tenho trabalhado em conjunto com as lideranças indígenas para instituir a nomenclatura das ruas e travessas da Reserva Indígena”, afirma Braz.

 

Até a década de 70 era proibido ao poder público municipal adentrar a reserva. Em 1980, Braz Melo teve a oportunidade de, através do governador Pedro Pedrossian, na função de engenheiro regional, junto ao Dersul, executar o lago que ficou conhecido como a Lagoa do Luciano.

 

O vereador apontou que quando foi prefeito, construiu o CEU, o posto de saúde e a sala de pequenas cirurgias no hospital das Missões, contratando apenas funcionários que fossem moradores da Reserva. “Desde esta época penso e luto para que a Reserva seja emancipada e torne-se um município com todos os direitos e poderes constitucionais, onde a população possa eleger seus representantes e cuidar das necessidades de forma mais autônoma”, comentou Braz.

Últimas notícias