sexta-feira, 26 de abril de 2024

Confiança do consumidor cresce 1,4 ponto em setembro

A alta foi provocada pela melhora da expectativa dos consumidores em relação ao futuro

Compartilhar

A alta foi provocada pela melhora da expectativa dos consumidores em relação ao futuro (Foto: Veja)

Agência Brasil

A alta foi provocada pela melhora da expectativa dos consumidores em relação ao futuro (Foto: Veja)

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1,4 ponto em setembro deste ano, depois de três quedas consecutivas provocadas pela crise política de maio. O indicador atingiu 82,3 pontos, o mesmo nível de junho, em uma escala de 0 a 200 pontos.

 

A alta foi provocada pela melhora da expectativa dos consumidores em relação ao futuro. O Índice de Expectativas avançou 2,2 pontos e chegou a 91,1 pontos, o mesmo patamar de abril. Já a satisfação dos consumidores com a situação atual ficou praticamente estável, ao variar apenas 0,2 ponto.

 

Segundo a coordenadora da pesquisa da FGV, Viviane Seda Bittencourt, o resultado parece estar relacionado a uma ligeira melhora na percepção sobre o mercado de trabalho e no gradual afastamento do risco de crise política. Apesar disso, o consumidor mantém perfil cauteloso.

Últimas notícias