sexta-feira, 19 de abril de 2024

Disputa política deixa maquinários novos em meio ao mato na Funai de Dourados

Emenda parlamentar de R$ 1.200 mi foi liberada somente no final de dezembro pelo presidente Temer. Leia mais...

Compartilhar

João Pires

 

Arados estão há quase cinco meses no pátio da Funai de Dourados (Foto - João Pires)

 

Dois arados que deveriam estar sendo utilizados por famílias indígenas nas aldeias do município, estão parados há pelos menos quatro meses no pátio da Funai de Dourados.

 

A reportagem do Estado Notícias registrou os maquinários hoje (8) pela manhã e constatou que apesar do atraso na entrega, os equipamentos agrícolas estão em perfeito estado de conservação, porém, o mato alto já tomou conta, devido ao período de chuvas dos últimos dois meses.

 

De acordo com o coordenador regional da Funai, Fernando da Silva Souza, a morosidade na entrega dos arados se deu por conta da troca de Governo Federal, tendo em vista que os equipamentos são provenientes de emenda parlamentar dos deputados Zeca e Vander Loubet, os dois do PT. “O presidente Temer só liberou parte do recurso e mesmo assim só foi liberar o restante do valor no final dezembro de 2017, ou seja, no fechamento de exercício”, afirmou.

 

O valor da emenda para aquisição dos equipamentos foi de R$ 1.200 milhões, que foram destinados aos três unidades da Funai, em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã.

 

Equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar dos deputados Zeca do PT e Vander Loubet (Foto - João Pires)

 

Segundo o coordenador, além dos arados também foram adquiridos dois tratores, sementes, óleo diesel e ferramentas. “O trator já foi comprado e estamos aguardando a vinda para fazer a entrega nos próximos dias, juntamente com os arados”, explica. “Não adianta levar para a aldeia agora se não tem o trator para puxar”, completou.

 

Souza afirmou a reportagem que todos os itens adquiridos são equipamentos em processo de aquisição, ou seja, cada item é necessário a elaboração de um processo de compra. “Já viabilizamos a compra de semente e óleo diesel e assim que chegarem os tratores, faremos a entrega junto com os arados,”, enfatizou.

 

Últimas notícias