sábado, 20 de abril de 2024

Douradense conquista duas medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos Escolares

Treinado no projeto Dourados Paralímpico, Igor iniciou no atletismo e, no fim do ano passado, decidiu ingressar no judô

Compartilhar

Assecom

 

Prefeita Délia Razuk, com a secretária de Administração Elaine Boschetti, recebeu o atleta do judô que conquistou duas medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares (Foto - A.Frota)

Igor Miranda de Souza, 17 anos, foi medalha de ouro no judô das Paralimpíadas Escolares em duas categorias. A competição, disputada em São Paulo (SP), reuniu paratletas de todo Brasil em várias modalidades. O douradense venceu na categoria meio leve, (60 a 66 kg) e na Absoluto, na qual disputou com atletas de outras categorias. Ontem, a prefeita o recebeu no gabinete e parabenizou pela conquista.

 

Treinado no projeto Dourados Paralímpico, Igor iniciou no atletismo e, no fim do ano passado, decidiu ingressar no judô, modalidade pela qual já foi representante de Dourados em competições pelo Estado. Ele tem deficiência visual.

 

Foi com esta experiência e com muita dedicação que, como ele ressalta, conquistou os resultados, lição que quer compartilhar. “Com resultados que obtive no passado, eu chegava em terceiro, quarto lugar e pensava: este é meu limite. Mas meu técnico dizia que eu tinha que continuar, evoluir. E se fizesse tudo com disciplina eu conseguiria melhorar. Foi o que aconteceu”, disse.

 

Para conquistar o primeiro lugar na categoria Meio Leve, Igor venceu quatro lutas, contra um atleta do Maranhã e três da Paraíba, um deles, Saulo Welington. Foi Saulo o adversário também da categoria Absoluto, com quem Igor lutou depois de passar por outros dois atletas paraibanos.

 

Igor é estagiário do departamento de patrimônio da Secretaria de Administração e destaca como o esporte contribuiu na vida pessoal, além da conquista, da viagem, da experiência. “O esporte me fez evoluir como pessoa, na construção do caráter. São lições com experiências muito construtivas”, disse.

 

A prefeita o incentivou a manter o ritmo. “Que você continue assim sendo exemplo para a nossa juventude. Não há obstáculo que a superação e confiança em Deus não superem”, disse.

 

O jovem participa de jogos destinados aos paratletas por ser enquadrado em baixa visão. Ele conseguiu vaga na competição nacional através dos jogos paraolímpicos de Mato Grosso do Sul.

 

Como metas, claro, o jovem sonha representar Dourados nos Jogos Paralímpicos mundiais. O objetivo agora é participar dos campeonatos regionais adulto buscando qualificação para as etapas nacionais.

Últimas notícias