sexta-feira, 26 de abril de 2024

Escoteiros fazem mutirão de limpeza às margens do Córrego Laranja Doce

Atividades de conscientização e preservação ao meio ambiente foram realizadas na manhã de sábado em Dourados. Leia mais...

Compartilhar

João Pires/Diário MS

 

Escoteiros recolheram principalmente materiais plásticos, pneus e garrafas pet às margens do córrego (Foto - João Pires)

 

Aproximadamente 50 crianças e adolescentes, divididos nos ramos Lobinho e Escoteiro, participaram no sábado pela manhã de um mutirão de limpeza às margens do córrego Laranja Doce, no trecho entre as avenidas Presidente Vargas à Hayel Bon Faker. A ação foi promovida pelo Geld (Grupo Escoteiro Laranja Doce) em parceria com o Imam (Instituto do Meio Ambiente), e fez parte de uma série de atividades de preservação desenvolvidas pelo grupo em Dourados.

 

Este é o quarto ano consecutivo que o mutirão ecológico é realizado no local e as ações já obtiveram resultados positivos em relação ao meio ambiente, tendo em vista que grande parte dos objetos recolhidos foi de pneus, garrafas pets e sacolinhas plásticas, principais poluentes da natureza. “Em comparação a primeira limpeza, realizada em 2014, este ano foram encontrados bem menos objetos, resultado do nosso trabalho e também da conscientização dos moradores”, considerou Glênio Gonçalves, diretor administrativo do Geld.

 

Ação foi realizada no sábado (17) pelo Grupo Escoteiro Laranja Doce, em Dourados (Foto - João Pires)

 

Para a advogada Niuza Duarte, que também faz parte da diretoria, a ação realizada às margens do córrego Laranja Doce, oportuniza as próximas gerações um futuro melhor e incentiva a participação dos pais nas atividades escotistas. “Minha filha faz parte do grupo escoteiro há 2 anos e, desde o início, tenho acompanhado os demais chefes nos projetos desenvolvidos no Geld e também estimulando outros pais em ajudar com este trabalho, que é muito promissor as novas gerações”, enfatizou.

 

A escoteira Geovana Wolf, 12 anos, frequenta o grupo desde pequena, quando iniciou no ramo Lobinho. Ela conta que sempre participou das atividades de preservação ambiental, entre elas a limpeza e plantio de mudas de árvores em diversos locais, incluindo no córrego Laranja Doce. “Apesar de diminuir o número de objetos nos mutirões, aqui teve um ano que já achamos até um sofá velho jogado na mata”, afirmou.

 

Aproximadamente 50 escoteiros e lobinhos participaram do mutirão de limpeza (Foto - João Pires)

 

Já o lobinho Vitor Oliveira, 7 anos, participou pela primeira do mutirão de limpeza, acompanhado pela sua mãe. Para ele a ação representa a garantia de um local apropriado para a realização de novas atividades, já que as reuniões do grupo acontecem próximo ao córrego Laranja Doce. “Depois que terminar a limpeza a gente pode montar as barracas, pois não vai ter nenhum lixo para atrapalhar e poluir o nosso acampamento”, disse.

 

GELD

 

O Geld (Grupo Escoteiros Laranja Doce) utiliza um espaço cedido pela Prefeitura de Dourados no Ceper do BNH 3º Plano. As atividades são realizadas aos sábados, das 14h às 17 horas. Diversas ações, como rifas e festividades são feitas durante o ano com o propósito de arrecadar contribuições para a construção da nova sede do grupo, em uma área própria de 1.740 m² localizada ao lado do Ceper.

 

Segundo a diretora, Mônica Carneiro Rodrigues, já foi feita a compra do pré-moldado para a construção do barracão de 70 m², faltando somente algumas finalizações administrativas para a execução do projeto. “Todas as despesas do terreno, como IPTU, foram pagas com as arrecadações dos anos anteriores e em breve vamos dar início à obra”, comemorou.

Últimas notícias