quinta-feira, 28 de março de 2024

Gaeco faz operação contra corrupção em presídio de Dourados

Segundo o Gaeco, a ação é resultado de 6 meses de investigação. São cumpridos 13 mandados judiciais

Compartilhar

G1/MS

 

Ministério Público em Dourados, para onde são levadas as pessoas para depoimentos e a presa (Foto: Liziane Zarpelon/ TV Morena)

 

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) faz nesta quarta-feira (10), operação contra corrupção no presídio de regime semiaberto de Dourados, município que fica a 214 quilômetros de Campo Grande.

 

A Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen) informou que contribuiu com a investigação do Gaeco e que “apoia qualquer ação que preze pela transparência e lisura nas condutas de seus servidores”.

 

De acordo com o Gaeco, são cumpridos 13 mandados judiciais, sendo sete de busca e apreensão, cinco de condução coercitiva e um de prisão preventiva, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal de Dourados.

 

A operação Apanágio é resultado de aproximadamente seis meses de investigações voltadas a apurar crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa, entre outros. O Gaeco apura regalias indevidas a funcionário público e presos do sistema semiaberto.

 

A ação tem o apoio da 16ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Dourados. A pessoa presa e as que irão apenas prestar depoimentos foram levadas para a sede do Ministério Público do município. Apanágio, nome dado à operação, é benefício que se concede a um certo grupo em detrimento dos demais (grupos); privilégio e/ou regalia.

 

Em janeiro deste ano, diretores de diversos presídios de Mato Grosso do Sul, entre eles de Dourados, tiveram celulares apreendidos pelo Ministério Público.

Últimas notícias