quarta-feira, 8 de maio de 2024

Hospital Universitário faz campanha para as prevenir lesões por pressão

Programação continua hoje

Compartilhar

Integrante da Comissão de Cuidados com a Pele participa de ação com colaboradores do HU da UFGD (Foto: Divulgação)

Assessoria

Integrante da Comissão de Cuidados com a Pele participa de ação com colaboradores do HU da UFGD (Foto: Divulgação)

Com foco na atuação do profissional de saúde, a Comissão de Cuidados com a Pele do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) realizou ontem e continua hoje uma programação interna voltada à prevenção das lesões por pressão, problema que pode acometer pacientes em situação de internação, caso não sejam tomadas as medidas adequadas.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção da Lesão por Pressão, o grupo elaborou uma ação especial para chamar a atenção de colaboradores dos setores assistenciais, que lidam diretamente com o paciente e são as peças-chave no trabalho para se evitar e tratar a lesão por pressão, condição também popularmente conhecida como “escara”.

 

Neste ano, a Comissão, que já desenvolve um contínuo trabalho de conscientização junto aos setores, decidiu por pautar as atividades no reconhecimento da positiva atuação dos colegas, responsáveis pela melhoria dos índices referentes à lesão por pressão em setores como as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátrica e Adulto.

 

Já realizada na tarde de ontem, uma palestra sobre o assunto será novamente ministrada hoje, às 8 horas, no auditório. Composta pelos temas “Dermatite associada à incontinência: prevenção e tratamento” e “Coberturas para tratamento de lesão por pressão”, a atividade é aberta a todos os colaboradores.

 

Além disso, durante os horários de entrada e saída de colaboradores, integrantes do grupo estão no hall dos relógios de ponto, onde foi montado um mural temático com informações importantes, gráficos contendo dados do HU e mensagens de agradecimento.

 

Por meio de depoimentos dos próprios pacientes e seus familiares, os profissionais foram homenageados por sua dedicação ao cuidado. Em uma das mensagens, a mãe de um paciente, internado há quatro meses no HU-UFGD, elogia a equipe de Enfermagem e afirma que seu filho é muito bem tratado por todos, de manhã, de tarde e de noite.

 

Em outro relato, uma mãe diz que não tem palavras para descrever o atendimento que sua filha teve durante uma longa internação, passando por diversos setores como UTI Adulto e enfermarias. “Assim, eu criei um vínculo muito forte com toda a equipe do hospital. Agradeço a cada médico, a cada um da Enfermagem que cuidou da minha filha”, diz.

 

Paciente Seguro

 

Além do trabalho de conscientização realizado pela Comissão, a participação do HU-UFGD como uma das 15 instituições do Brasil no Projeto Paciente Seguro, do Ministério da Saúde, intensificou a atenção dos setores de internação para o problema.

 

Um dos focos do projeto é justamente a redução de lesões por pressão em pacientes e, no HU-UFGD, foram escolhidas as UTIs Adulto e Pediátrica como áreas piloto. Em menos de um ano, a UTI Pediátrica, por exemplo, atingiu e ultrapassou a meta do percentual de pacientes que receberam cuidados preventivos apropriados para não adquirirem lesão por pressão.

 

 

Últimas notícias