quarta-feira, 24 de abril de 2024

Idosos recebem atendimento auditivo em instituição de Dourados

Exames foram feitos no Lar do Idoso.

Compartilhar

João Pires

 

Exames foram feitos no Lar do Idoso, como prevenção ao uso de prótese auditiva (Foto - João Pires)

 

O Lar do Idoso recebeu na sexta-feira (3), a visita de profissonais da saúde auditiva, onde foi realizado exames e orientações aos quase 40 idosos que residem na instituição. Os atendimentos foram feitos, sem nenhum custo, pela ‘Clinica Auditiva Popular de Dourados’, com o propósito de oferecer uma mehor qualidade de vida à pessoa idosa, melhorando seu convívio social e emocional.

 

Durante a visita a fonoaudiólga, Simone Monreal, realizou exames para detectar possíves falhas auditivas e posteriormente, caso necessário, encaminha-los ao tratamento. “Primeiro é feito o exame para ver como que eles estão escutando, já que nesta fase de idade os idosos apresentam muitas alterações auditivas”, explicou.

 

Uma das primeiras a serem atendidas, Izabel de Moura Ferreira, 67 anos, reclamava de dor em um dos ouvidos e depois de ter feito o exame descobriu que a causa não estava relacionada ao aparelho auditivo, já que ouvia perfeitamente. “Gostei do atendimento, pois estava precisando”, disse.

 

A iniciativa também agradou a idosa Maria Aparecida, 84 anos, que elogiou e agradeceu a atenção dos profissonais. “É muito bom fazer este exame e cuidar da saúde”, enfatizou ao Estado Notícias.

 

Após a realização dos exames, a fonoaudiólga reuniu os cuidadores e enfermeiros da instituição, para aconselhar e orientar com relação a melhor forma de se comunicar com os idosos. “Quanto mais conhecimento melhor será o trabalho destes profissionais, já que a audição é um órgão muito importante para a comunicação de todos nós”, ressaltou Simone.

 

Trabalho social foi feito pela Clinica Auditiva Popular de Dourados (Foto - João Pires)

 

LER E OUVIR

 

A fonoaudiólga destaca a leitura como fator importante para o desenvolvimento da audição. Para ela, a população em geral não ouve bem, pois está voltada no visual. “A leitura é fundamental para desenvolver a audição, pois, a audição não é só o som de entrada, mas também o intelecto. Existe um órgão que eu preciso acionar para que eu possa escutar”, explica. “Estamos destreinados a pensar. Está tudo automático”, completou.

 

Simone ressalta ainda que ao conversar com um idoso, por exemplo, é preciso olhar de frente e prestar atenção no que ele quer comunicar. “Gritar com o idoso achando que ele não ouve bem, só ofende. São coisas simples que faz bastante diferença”, enfatizou.

 

A Clinica Popular Auditiva é particular, porém, como oferece atendimento especializado a pessoas com menor poder aquisitivo, os custos com próteses e exames são abaixo da tabela de mercado.

 

Em Dourados está localizada na rua Antonio de Carvalho, 1.240 – Vila Planalto. Também atende no telefone: (67) 3038-6660

 

Últimas notícias