quinta-feira, 18 de abril de 2024

Mesmo aprovado Projeto de Lei que beneficia educadores, Simted anuncia greve em Dourados

Servidores alegam que negociação salarial se arrasta desde o mês de maio: Prefeitura contesta. Leia mais...

Compartilhar

Servidores anunciam greve por tempo indeterminado na próxima semana (Foto - Simted)

João Pires

 

Servidores anunciam greve por tempo indeterminado na próxima semana (Foto - Simted)

 

Mesmo após a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 015/2017, durante sessão desta semana, na Câmara Municipal, que regulariza a contratação de professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) anunciou greve dos servidores da Educação a partir da próxima segunda-feira (21).

 

O projeto de autoria do vereador Idenor Machado (PSDB) e aprovado pelos vereadores têm como objetivo principal regularizar a contratação temporária (2 anos) de profissionais no município de Dourados na categoria do magistério, onde se constata afastamento do servidor efetivo por diversos motivos.

 

No entanto, apesar da aprovação do Projeto de Lei, que assegura maior transparência no processo de contratação de temporários, o educadores decidiram pela paralisação em assembleia realizada no CAM (Centro Adminstrativo Municipal) na manhã de hoje (16).

 

Segundo release distribuído à impressa os educadores cobram o cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério, com reajuste de 7,64%; e o mesmo percentual para os/as servidores/as administrativos da Reme, com pagamento de valores retroativos relativo ao mês de abril (data base).

 

Também cita que a categoria aguardou duas solicitações de tempo, por meses, para que a administração efetuasse estudos orçamentários. “Porém, durante a negociação com o Simted nenhuma proposta concreta (com percentuais e/ou datas para cumprimento das leis) foi efetuada pelo Governo Municipal”, afirma.

 

PREFEITURA

 

Após avaliação feita pelos gestores com relação as dificuldades econômicas do município, a administração municipal reconhece a insurgência dos educadores como legítima, porém, inoportuna, diante da realidade econômica do município, que não permite atender, nesse momento, as reivindicações da categoria. “Se houver greve não será por falta de negociação e clareza nas exposições da administração”.

 

NOTA OFICIAL

 

A Prefeitura de Dourados, diante do anúncio de greve por parte dos professores, informa que exauriu todos os limites possíveis de negociação dado ao momento difícil no setor econômico e pede a compreensão da população. Por mais que desejasse atender as reivindicações da categoria, isso se torna impossível diante da situação.

 

A gestão municipal lamenta os prejuízos de uma greve que envolve 27 mil alunos e suas respectivas famílias, mas ressalta que a administração de uma máquina pública implica no cumprimento de deveres e em garantir o melhor para a sociedade como um todo.

 

Matéria atualizada às 17h20, para acréscimo da nota oficial da Prefeitura de Dourados.

Últimas notícias