quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministro da Educação empossa conselho de reitores de instituições de ensino superior de MS

Mendonça Filho cumpre agenda em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (21).

Compartilhar

Ministro da Educação, Mendonça Filho, participa de evento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/TV Assembleia)

G1 MS

 

Ministro da Educação, Mendonça Filho, participa de evento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/TV Assembleia)

 

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou na manhã desta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, da solenidade de instalação e posse da diretoria do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior do estado (Crie-MS).

 

Fruto de uma ação pioneira no estado, o grupo reúne os reitores Marcelo Turine (UFMS), Liane Maria Calarge (UFGD), Luiz Simão Staszczak (IFMS), Fábio Edir dos Santos Costa (UEMS), Padre Ricardo Carlos (UCDB) e Leocádia Aglaê Petry Leme (Uniderp).

 

O objetivo da entidade é fortalecer a educação superior e possibilitar que os conhecimentos produzidos nas instituições subsidiem de forma mais efetiva o desenvolvimento do estado. O último encontro do grupo, em junho, marcou a eleição da primeira diretoria do Crie-MS, em que o reitor da UEMS foi eleito presidente do comitê em mandato até o final de 2018, tendo como vice, o reitor da UCDB.

 

Ainda na Assembleia, o ministro descerrou a placa de três obras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS): o complexo do centro de formação de professores, o laboratório de tecnologia e processamento de carne (Qualicarne) e a ampliação do restaurante universitário – Refeitório II. A placa será posteriormente fixada nas instalações da universidade.

 

O presidente do Crie-MS ressaltou que a entidade nasce representando mais de 200 mil pessoas, entre alunos, professores, colaboradores e terceirizados das instituições e que se fosse somado o orçamento das instituições fundadoras, seria o segundo do estado, atrás apenas de Campo Grande.

 

Fábio Edir destacou ainda que as relações e parcerias das instituições que compõem o conselho já são desenvolvidas há vários anos e que uma das ações mais recentes tem sido no trabalho para a viabilização da Rota de Integração Latino Americana (RILA), uma alternativa para o escoamento da produção de Mato Grosso do Sul e de todo o centro-sul do país passando pelo Paraguai e Argentina até chegar aos portos chilenos.

 

“Nossos pesquisadores estão auxiliando nos estados e na viabilidade técnica desta importante alternativa logística para o estado”, ressaltou.

Últimas notícias