terça-feira, 16 de abril de 2024

Monumento à Bíblia é reconstruído após dar lugar a Casa do Papai Noel em Dourados

Obra foi inaugurada no domingo (10), data alusiva ao Dia da Bíblia.

Compartilhar

João Pires

 

Monumento foi reinaugurado do domingo, dia 10, na Praça Antonio João, em Dourados (Foto - João Pires)

 

Após seis anos destruído para dar lugar a “Casa do Papai Noel”, o Monumento à Bíblia foi totalmente reconstruído e reinaugurado no domingo, dia 10, em Dourados.

 

A peça histórica já não fazia parte do acervo cultural do município desde o primeiro ano do ‘Dourados Brilha’, evento natalino que iniciou em novembro de 2011 e ocupava todo espaço físico da Praça Antonio João.

Monumento foi construído em 1976 e posteriormente retirado para dar espaço a Casa do Papai Noel (Foto - Divulgação)

 

O ‘Monumento à Bíblia’ ou ‘Monumento dos Dez Mandamentos’, como conhecido pelos douradenses mais antigos, até 2011 foi localizado ao lado dos painéis (pórticos), que fazem frente à avenida Marcelino Pires, principal via da cidade, onde permanece até hoje a ‘Casa do Papai Noel’, que neste ano está sem uso por determinação da Justiça.

 

O resgate do monumento foi idealizado pelo vereador Braz Melo (PSC), que recentemente também teve um Projeto de Lei aprovado na Câmara, que instituiu o Dia da Bíblia e a Maratona de Leitura Bíblica no Município de Dourados, comemorado no 2º domingo de dezembro. Lei sancionada pelo Executivo.

 

A obra de reconstrução do Monumento foi iniciada no dia 5 de dezembro e reinaugurada na noite do domingo passado, durante o encerramento da Maratona de Leitura da Bíblia, onde reuniu lideranças políticas, pastores e membros evangélicos.

 

Iniciada no dia 5 de dezembro, a obra foi feita em menos de uma semana e resgata um dos principais símbolos culturais de Dourados (Foto -Reprodução/Facebook)

 

Para o vereador a obra é um marco histórico em Dourados, considerando o valor simbólico e religioso reafirmado na praça. “Nesta data comemoramos dois momentos importantes, o Dia da Bíblia com a conclusão da Maratona de Leitura Bíblica e a inauguração da reconstrução do Monumento à Biblia”, considerou Braz Melo ao Estado Notícias.

 

MONUMENTO

 

O Monumento à Bíblia simboliza o Livro Sagrado (representada pela pedra ao centro) e os dez mandamentos (representados pelos pilares do menor ao maior). Foi projetado em 1976, pelo arquiteto campo-grandense Avedis Balabanian (irmão da atriz Aracy Balabanian) e inaugurada na gestão do ex-prefeito Totó Câmara, os dois falecidos.

 

O novo Monumento além de preservar as características originais, também recebeu uma placa com o nome do arquiteto e autor da obra, Avedis Balabanian, com data da reconstrução e reinauguração, em 10 de dezembro de 2017. Está localizado na Praça Antonio João, ao lado da avenida Presidente Vargas, no mesmo local onde recentemente foi realizada a Maratona de Leitura da Bíblia.

 

O Monumento original permaneceu durante anos próximo aos pórticos da Praça Antonio João, espaço hoje utilizado para a Casa do Papai Noel (Foto - Divulgação)

 

LEIA TAMBÉM –  INICIATIVA DO BRAZ DEVE QUEBRAR A “MALDIÇÃO DO DOURADOS BRILHA”

 

LEIA TAMBÉM –  “PRESERVAR A USINA VELHA É RESPONSABILIDADE DE TODOS”, DIZ ILSON VENÂNCIO

Últimas notícias