quinta-feira, 25 de abril de 2024

MS é referência nacional no sistema de integração lavoura-pecuária

O estado tem 10 milhões de hectares de pastagem com algum tipo de degradação.

Compartilhar

Por Marcos Ribeiro, G1 MS

 

Pesquisadores dizem que sistemas de integração estão entre as melhores alternativas (Foto - Divulgação)

 

O Mato Grosso do Sul é uma das referências do Brasil na busca de novos sistemas de produção para melhorar o rendimento na agropecuária e ao mesmo tempo assegurar a preservação do meio ambiente. A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) estão entre técnicas de maior destaque nas propriedades rurais do estado.

 

É cada vez maior a quantidade de produtores que estão aderindo a estes sistemas, em razão dos excelentes resultados alcançados. A Fundação MS, especializada em pesquisas e difusão de tecnologias, foi pioneira nos estudos e desenvolvimento destas metodologias produtivas. As primeiras experiências da instituição ocorreram há 25 anos.

 

Os estudos apontam que a diversificação de sistemas ajuda na recuperação de pastos degradados, devolve vigor às áreas desmatadas, aumenta a qualidade e a quantidade da produção de grãos, carne e leite.

 

O pesquisador e diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto, destaca a eficiência dos sistemas de integração. “Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior possibilidade de crescimento na agricultura e pecuária, só trabalhando com a integração. O estado tem 10 milhões de hectares de pastagem com algum tipo de degradação. Só com a pecuária demora de cinco a sete anos para recuperar um pasto. Com a soja, em muitos casos, é possível recuperar a pastagem já no segundo ano de cultivo”.

 

Melotto afirma que os sistemas integrados são as melhores ferramentas para otimizar a produção e a produtividade. “Com a integração é possível conseguir uma amortização do custo inicial, ter diversificação das fontes de renda. Com isso eu tenho componentes para atingir mercados diferentes, consigo explorar melhor o mercado. A integração propicia a quebra do ciclo de várias pragas, doenças e o controle de plantas daninhas” explica o pesquisador.

 

O produtor Rodrigo Monteiro, dono da fazenda Quinzão, em Sidrolândia (MS), sempre trabalhou com a pecuária. O fazendeiro conta que não estava conseguindo recuperar a pastagem, com a qualidade e a velocidade necessária.

 

Há quatro anos, o produtor encontrou na Integração Lavoura-Pecuária a solução para recuperar o pasto degradado. Ele começou com 100 hectares destinados à agricultura e foi aumentando nos anos seguintes. Atualmente são 400 hectares destinado à agricultura.

 

Na fazenda com 1.150 hectares, Monteiro planta milho no inverno e soja no verão. A cada dois anos, ele faz a inversão das áreas com lavoura e pastagem. “Eu percebi quando colhi o milho e deixei o capim que realmente era um capim muito melhor. Eu busquei uma assessoria e estou com eles desde 2014. Começamos devagar com agricultura de precisão. No inverno, em vez de plantar tudo de milho, eu plantava um terço da área com milho e o resto da área com capim para inverno. Eu fiz a safrinha depois. Tinha capim sobrando, daí começou desde então. Agora eu estou na fase de estabilizar, para recuperar a pastagem. Em quatro a cinco anos, eu consigo passar toda a fazenda para agricultura de precisão”, projeta.

O produtor José Rodrigues, dono da fazenda Cachoeirão, em Bandeirantes (MS), trabalhou por muitos anos apenas com a pecuária. Investir em agricultura, na fazenda com o solo bastante arenoso, era algo pouco provável.

 

Rodrigues conta que estava bastante preocupado com a pastagem cada vez mais degradada e, por isso, decidiu buscar novas alternativas.

 

Em 2005, ele plantou 340 hectares de soja e nos ciclos posteriores foi ampliando o espaço destinado à agricultura. Atualmente são 1,8 mil hectares reservados ao cultivo do grão. A cada dois ou três anos, o produtor faz inversão de área para plantar soja e pastagem. “Tenho mais rendimentos porque agora tenho mercadoria para negociar o ano todo. Além disso melhoro a produtividade da soja e ainda produzo uma carne de melhor qualidade e de maneira mais rápida”, destaca Rodrigues.

 

 

 

Últimas notícias