quarta-feira, 24 de abril de 2024

Mulheres pioneiras de MS são retratadas em exposição

Personalidades da história e atualidade são homenageadas em mostra fotográfica, na Capital.

Compartilhar

Diário Digital

 

Cris Stefanny e a cantora Delinha foram clicadas por fotógrafas especialmente para exposição (Foto: Marco Miatelo)

 

Nomes que você já deve ter ouvido: Oliva Ensino, Conceição dos Bugres, Helena Meirelles, Glauce Rocha, Nilda Coelho, Maria Constança Barros Machado e Aparecida Gonçalves. Como são estas mulheres? O que fizeram? Porque merecem ser nomes de prédios, escolas e teatros? Quem visita a 1ª exposição itinerante “Mulheres Protagonistas da Nossa História” sai de lá com estas respostas. A mostra fotográfica organizada pelo Museu de Imagem e Som (MIS) está exposta no 1• andar do Memorial da Cultura, em Campo Grande, e, em breve, percorrerá outros pontos da Capital e cidades do interior do Estado.

 

Ao todo, 32 mulheres, sendo sete in memoriam são homenageadas. “A escolha foi difícil. Começamos com 52 nomes, todas merecedoras, mas aí fomos afunilando até chegar nesta seleção”, explica a coordenadora do MIS Marinete Pinheiro. As fotografias em preto e branco – o que tornou a exposição mais artística – são acompanhados de um pequeno texto com nome e história de cada mulher homenageada. As escolhidas posaram para as lentes das fotógrafas Vânia Jucá, Marycleide Vasques e Farid Fahed. A opção por três fotógrafas mulheres foi intencional. A ideia era captar a alma das homenageadas com a sensibilidade tipicamente feminina.

 

“Cada imagem não é apenas uma imagem, mas a síntese de mulheres únicas com suas facetas reveladas”, define Elis Regina Nogueira, curadora da exposição. As homenageadas in memoriam vieram diretamente do arquivo do fotógrafo Roberto Higa que cedeu as imagens. Além de caráter artístico, a mostra também ensina sobre história e atualidade. A fileira de homenageadas é eclética tem artistas, médicas, personalidades do meio jurídico, assistência social e segurança pública, do passado e presente. Tem Neli Figueiredo, a primeira médica de MS em uma época em que a medicina era terreno apenas masculino. Tem Carla Moretti, atual patente mais alta entre as mulheres do Corpo de Bombeiros. Tem ainda Cris Stefanny, primeira travesti a assumir um cargo no Poder Executivo.

 

De acordo com Marinete Pinheiro, a exposição é uma oportunidade para o MIS criar o seu próprio acervo de fotografias de personagens relevantes na história local. A coordenadora antecipa que haverá outras exposições de mulheres protagonistas. “Tínhamos muitos nomes. Não foi possível contemplar todos. Em alguns casos, não conseguimos fotografias, como é o caso de Dorcelina Folador, Marta Guarani e Cristina Mato Grosso. Porém, não desistimos. Ficarão para a próxima”, planeja. Exposição- A visitação à mostra é gratuita e pode ser feita até hoje no Memorial da Cultura. A partir da dia 15, os quadros estarão expostos no shopping Bosque dos Ipês, onde permanecerão até 31 de março. Na sequencia, está sendo planejada uma temporada na Assembleia Legislativa e, depois, começa a mostra começará a percorrer municípios do interior do Estado. Prefeituras interessadas podem entrar em contato com o MIS. O telefone é 67 – 3316-9178.

 

Últimas notícias