sexta-feira, 29 de março de 2024

Novo sistema de cobrança do rotativo já pode ser utilizado em Dourados

Usuário poderá utilizar o ‘cartão inteligente’, fixado no para-brisa do veículo.

Compartilhar

João Pires

 

 

Sensores de leitura foram implantados recentemente para atender a nova tecnologia (Foto - A.Frota)

 

A EXP Parking, empresa responsável pelo gerenciamento do estacionamento rotativo de Dourados já iniciou o novo sistema de cobrança aos usuários. A nova tecnologia consiste em um cartão magnético fixado no pára-brisa do veículo, onde automaticamente é feita a leitura por meio de sensores instalados próximos as vagas e, assim, será cobrado somente o tempo utilizado em cada vaga ocupada, a cada cinco minutos.

 

A nova modalidade surgiu após diversas polêmicas quanto à forma de cobrança adotada pela EXP Parking e que resultou na suspensão do contrato de concessão do serviço firmado entre a prefeitura de Dourados e a empresa, em março deste ano.

 

O diretor de relações institucionais da EXP Parking, Sérgio Iran Soares, disse ao Diário MS que a nova modalidade é uma opção a mais ao usuário do rotativo, que poderá fazer uma recarga única mensal ou de acordo com o perfil de cada pessoa.

 

Ele explica que na primeira carga no valor de R$ 40 o usuário receberá o cartão inteligente, sem prazo de validade para o uso, podendo ser inserido qualquer valor a partir da segunda recarga. “Quem precisa utilizar diversas vezes o estacionamento vai adequar a recarga de acordo com a sua necessidade, sem precisar de auxilio de monitor ou recarga via internet cada vez que utilizar o estacionamento”, disse.

Nesta primeira etapa, são mantidas aproximadamente 1.200 vagas destinadas ao estacionamento rotativo em Dourados (Foto - A.Frota)

 

O diretor explica ainda que a nova tecnologia não vai substituir as outras opções de modalidade de cobrança já existentes, como a inserção de crédito via internet, compras em pontos de vendas ou em escritórios credenciados. “Quem preferir usar os smartfones, por exemplo, poderá permanecer usando a internet, ou ainda o usuário que desejar adquirir um cartão avulso através dos nossos monitores também poderá ser feito”, enfatizou.

 

Com relação às vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais e idosos, o diretor ressalta que conforme prevê a Resolução 303 do Contran, a empresa destina 5% das vagas existentes aos idosos e 2%, respectivamente, mediante identificação ou apresentação do cartão do idoso em lugar visível no veículo estacionado.

 

Já as motocicletas não serão cobradas o uso do estacionamento rotativo, que deverão ser estacionadas nos ‘bolsões’ delimitados pela empresa, caso contrário o condutor receberá um aviso de irregularidade, podendo ainda ser notificado por um agente de trânsito.

 

OUTRAS MUDANÇAS

 

Outras adequações no estacionamento rotativo estão sendo feitas pelo EXP Parking, entre elas, a substituições de placas de sinalizações verticais na área administrada pela empresa. Os fiscais da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) orientam que os usuários observem as novas placas para que não confundam pela sinalização antiga, com a vaga destinada ao idoso, trocada pelo deficiente físico ou estacionamento de motos.

 

“Existe a possibilidade de substituição destas placas com frequência, tendo em vista a necessidade de manutenção das sinalizações causadas por acidentes de trânsito ou vandalismo, por exemplo”, conclui o diretor Sérgio Iran Soares.

 

 

Últimas notícias