sexta-feira, 29 de março de 2024

O que é avaliado numa seleção de emprego, por Flávio Melo Ribeiro

Compartilhar

Flavio Melo Ribeiro (*)

 

As avaliações numa seleção de pessoal para uma vaga de emprego vão muito além do currículo. Hoje em dia levam-se diversos pontos em consideração, como produtividade, eficiência, comportamento interpessoal e histórico profissional.

 

Esses são os pontos principais numa avaliação de seleção de pessoal de uma empresa que busca qualidade no que faz. Aquela história de que experiências profissionais diversas e ser multitarefa só são válidos se a pessoa tiver potencial e base de conhecimento. Caso contrário é preferível à pessoa ser excelente numa atividade a ponto de ser um diferencial no mercado de trabalho.

 

Hoje em dia já existem diversos testes psicológicos que conseguem medir com precisão a produtividade da pessoa, tanto na sua velocidade de produção, quanto na capacidade de fazer corretamente as atividades que realiza.

 

A eficiência está ligada a fazer bem feito e isto é primordial no mundo globalizado em que as redes sociais são transformadas num grande tribunal de júri. Basta alguém ser mal atendido ou uma mercadoria vir diferente do que foi comprada e lá está postada a denúncia de que a empresa não fez o serviço correto. É um direito de o consumidor ser atendido em todos os aspectos.

 

Mas para que isso ocorra é necessário que a empresa que está fornecendo o serviço ou mercadoria seja composta por uma equipe qualificada. Então um candidato atento à qualidade do que faz está na frente dos demais candidatos.

 

O comportamento interpessoal será definido através da cultura da empresa que está selecionando, a atividade que será realizada e o conjunto de relações que este candidato terá depois de assumir a vaga. Isto pode significar uma pessoa mais comunicativa e que se integre facilmente numa equipe, ou o inverso, uma pessoa mais solitária e retraída. Mas uma vez definida esta característica será identificada no processo seletivo.

 

Por fim, é levado em consideração o histórico profissional da pessoa, suas experiências, o período que vivenciou cada projeto, atividades e aprendizados nessa trajetória profissional. E vai ser esse conjunto que irá ser avaliado num processo seletivo. Nas Organizações sérias o cliente será levado em consideração através de bons serviços e produtos desenvolvidos por profissionais competentes e comprometidos. Por isso um rigor maior no processo seletivo.

 

(*) Psicólogo 

E-mail – flavioviver@gmail.com 

Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

 

 

Últimas notícias