quinta-feira, 25 de abril de 2024

Onça revela falta de estrutura na PMA de Dourados

Falta de recursos prejudica trabalho da PMA em Dourados.

Compartilhar

 

Amiga onça

 

Por fim, às 13 horas de hoje (31), a onça parda que subiu em um pé de jaca por volta do meio dia de ontem (30), na Vila Rosa, bairro próximo ao Ginásio Municipal de Dourados, foi resgatada pelas equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental), CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Corpo de Bombeiros, com apoio da Imasul, Guarda Municipal e Policia Militar.

 

Quase 26 horas

 

A captura do bichano ocorreu quase 26 horas após a PMA ser acionada pelos moradores da Vila Rosa. Diversos disparos com tranquilizantes foram feitos na tentativa de sedar o animal, porém muitos sem sucesso. O primeiro disparo foi feito logo no início da noite de ontem, após o tranquilizante chegar de Campo Grande.

 

Sem efeito

 

Feito o primeiro disparo, foi constado que a agulha não perfurou o couro do felino. Resultado: Por falta de material especifico, assim como na primeira tentativa o medicamento não fez efeito e uma segunda remessa foi encaminhada para Dourados, chegando na madrugada desta terça-feira. Da mesma maneira foram feitos novos disparos, todos sem efeito.

 

Agora vai

 

Já por volta do meio dia de hoje, em meio aos olhares de uma multidão de curiosos que acompanhava o desfecho, finalmente chegou da capital do Estado o material especifico para a captura de animais silvestres. Com o apoio de um guindaste utilizado na iluminação pública, veterinários finalmente disparam dardos corretos, que acabaram por adormecer a onça, que, com um ‘empurrãozinho’ acabou caindo nas redes de proteção.

 

Sem estrutura

 

Passada toda a “muvuca” na Vila Rosa. O amigo felino acabou revelando, digamos, a pouco estrutura que a segunda maior cidade do MS oferece em casos atípicos como este, afinal foram necessárias idas e vindas de equipes de Campo Grande para que o resgate fosse concluído em segurança, garantindo assim a integridade física do animal, graças aos policiais militares ambientais que mesmo limitados fizeram um ótimo trabalho.

 

Sem estrutura mesmo

 

Para ter uma ideia da omissão do Governo do Estado, as Rapidinhas! ficou sabendo, por exemplo, que a gaiola utilizada no resgate da onça foi feita com recursos próprios dos policiais militares ambientais de Dourados, que fizeram uma vaquinha para adquirir o equipamento.

 

Viaturas sucateadas

 

A amiga onça bem que poderia relatar ao governador Reinaldo Azambuja sobre a situação também das viaturas utilizadas pela PMA. Passarinho novo disse que em Dourados existem somente três viaturas, sendo uma que está parada com praticamente perda total após um acidente. Sem esquecer ainda da falta de combustível para abastecer as lanchas em fiscalizações nos rios.

 

Só um cambão

 

O mesmo passarinho disse a coluna, que apesar de não ser atribuição da corporação, em casos de resgates de animais silvestres, como ocorreu hoje em Dourados, a PMA possui somente um cambão (pedaço de pau com uma ponta de couro para apertar o pescoço do animal). Sem condições.

 

Abrangência

 

Ressaltando que a Polícia Militar Ambiental, além da segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul, com mais de 200 mil habitantes, também é responsável pela fiscalização de crimes ambientais em pelo menos 10 municípios do Estado, tais como pesca ilegal, desmatamento, caças, uso indevido de agrotóxicos, entre outros.

 

LEIA MAIS –  CURIOSOS FAZEM PLANTÃO NA CAPTURA DA ONÇA NO PÉ DE JACA

 

LEIA TAMBÉM:  CAPIVARA ENCONTRA PORTÃO DE PARQUE ABERTO E TENTA ATRAVESSAR A RUA DO SHOPPING EM DOURADOS

 

Equipamentos e tranquilizantes foram administrados por equipes de Campo Grande (Foto - João Pires)

 

 João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

Últimas notícias