quinta-feira, 25 de abril de 2024

OPINIÃO – Greve dos servidores da Educação

Compartilhar

E vem greve!

 

Na próxima segunda-feira (21) pelo menos 27 mil alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) ficarão sem aula em Dourados devido à greve dos educadores, por tempo indeterminado. Entre as revindicações, a categoria reclama a diminuição dos estagiários contratados nos Ceim’s (Centro de Educação Infantil) para auxiliar nos trabalhos.

 

Quem mudou?

 

Pesquisando arquivos de notícias recentes, envolvendo o conflitante relacionamento de educadores em relação aos métodos utilizados por governantes para dinamizar o sistema de ensino em salas de aula, percebe-se que o sindicato da categoria nem sempre foi a favor da presença de estagiários no serviço de apoio pedagógico.

 

Relembrando

 

É só relembrar o que dizia o Simted, em publicação oficial de 2014: “Os professores e administrativos das escolas e dos Ceims protestaram, também, contra a substituição da mão de obra qualificada por estagiários”, durante ato realizado na porta da Prefeitura, a propósito de decisão adotada pelo Município.

 

Ainda relembrando

 

Antes, em 2013, o Sindicato dos Professores já dizia que era contra o recrutamento de estagiários em Dourados, para atuarem em Centros de Educação Infantis. Em 2011, a entidade também informava, pelo site oficial, solicitação feita à Secretaria municipal de Educação “dos estudos que demonstrem a necessidade de extinguir ou substituir o PAE (Programa de Acompanhamento Escolar), além também dos que envolvem as STE (Salas de Tecnologia), como a substituição de docentes por estagiários”.

 

E agora…

 

No começo deste mês de agosto de 2017, professores e educadores dos Ceims decidiram paralisar atividades para pressionar a Prefeitura a “recontratar as auxiliares que trabalham como grupo de apoio nas salas de aula”, composta por estagiárias.

 

…é greve

 

E agora a greve que seria suspensa no início da semana, foi retomada e inclui as mesmas demandas apresentadas em quase todas as gestões, como reajuste salarial, Lei do Piso, concurso público entre outras revindicações. À esperar o resultado.

 

ESTADO NOTÍCIAS

 

Últimas notícias