quinta-feira, 18 de abril de 2024

Perfil virtual de atirador da Flórida tem conteúdo “perturbador”

Postagens e comentários de Nikolas Cruz remetem a desejos de atirar em pessoas e policiais; Xerife considerou o conteúdo como “muito, muito perturbador”

Compartilhar

Veja

 

Nikolas Cruz preso após invadir a escola Parkland e abrir fogo deixando 17 pessoas mortas na Flórida (Foto - Broward County Sheriff/Reuters)

 

O americano Nikolas Cruz, de 19 anos, é o principal suspeito pelo tiroteio em uma escola da Flórida que deixou 17 pessoas mortas nesta quarta-feira. Investigando o passado e as ações do atirador, a polícia tem encontrado uma série de postagens e comentários na internet com conteúdo “muito, muito perturbador”, segundo o xerife do condado de Broward, Scott Israel.

 

Em suas redes sociais, Cruz possui diversos conteúdos sobre armas e expressava vontade de atirar em pessoas e policiais. No Youtube, policiais encontraram comentários como “Eu quero atirar em pessoas com minha AR-15 (um rifle civil)” e “Eu vou matar policiais um dia, eles vão atrás de pessoas boas”.

 

No Instagram, ele postava fotos de diversas armas e dele mesmo portando facas. O perfil foi bloqueado após o tiroteio. Segundo o jornal The York Post, Cruz afirmava que tiroteio era uma “terapia grupal”. Ele utilizava uma camiseta preta para cobrir parte do rosto na maioria das fotos.

 

O suspeito também possui um péssimo histórico escolar, já tendo sido expulso da Marjory Stoneman Douglas High School por razões disciplinares não especificadas. Segundo os colegas, ele era quieto e não aparentava ter amigos. Um colega que já havia feito um trabalho em grupo com o atirador, afirmou em entrevista à CNN, que ele gostava de contar sobre como havia sido expulso de duas outras escolas e expressava seu interesse em se juntar ao exército.

 

Nikolas Cruz vivia com uma família de amigos de sua mãe desde que esta faleceu em novembro em decorrência de uma pneumonia. O pai do rapaz morreu há alguns anos devido a um ataque no coração. A família não tem dado declarações à imprensa.

 

O tiroteio

 

O tiroteio aconteceu na quarta-feira à tarde (horário local), na Marjory Stoneman Douglas High School, uma escola de ensino médio na cidade de Parkland, condado de Broward, ao norte de Miami. Dezessete pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. Este se torou um dos dez tiroteios em massa mais mortíferos da história moderna dos Estados Unidos.

 

Segundo a CNN, os investigadores acreditam que o suspeito puxou o alarme de incêndio para atrair as pessoas para fora e obter um número de mortes mais alto. Após o massacre, ele teria fugido em meios aos estudantes assustados, mas foi capturado e levado sob custódia.

 

Junto a ele foi aprendida uma metralhadora AR-15 com diversos cartuchos de munição. O AR-15 é uma versão civil do rifle militar M-16, que pode ser obtida legalmente em diversos estados americanos.

 

Este é 13º tiroteio em massa a ocorrer em 2018 nos Estados Unidos, oito deles ocorreram em escolas do país.

Últimas notícias