Publicado em 29/11/2012 às 11:25

Pimenta pode ser usada para tratamento de queimadura

Vaner Matos (*)

 

 Há anos sigo com uma pesquisa sobre o uso da pimenta para tratamento de queimaduras – sejam elas provocadas por fogo, água quente, vapor, gorduras ou escapamento de motos.

 

Não existe nenhuma recomendação médica ou pesquisas que corroborem minha tese – mas eu confesso, fui cobaia e funciona. Em três situações com queimaduras acidentais (gordura, vapor e escapamento de moto) – fiz o tratamento como minha mãe havia orientado e os resultados foram extraordinários, o tratamento funciona e não se trata de um efeito placebo.

 

VAMOS À RECEITA

 

A pimenta de preferência deve ser malagueta ou de espécie que tenha o mesmo poder de ardência – fazer uma conserva em óleo, de preferência com azeite puro. A pimenta deve ficar/estar há pelo menos seis meses em conserva.

 

VAMOS À PRATICA

 

Em caso de queimaduras, de 1º, 2º ou 3º grau, sejam elas ocasionadas por contato ao fogo, água quente, vapor, gorduras ou escapamento de motos – o óleo da conserva de pimenta deve ser aplicado na região queimada imediatamente, no máximo em 3 minutos decorrentes do incidente.

 

RESULTADO

 

Nos três casos em que fiz a aplicação, as dores cessaram instantaneamente. Não surgiram vesículas (bolhas) e não saiu a pele.  No caso da queimadura de escapamento, quem teve esta experiência sabe que a dor é terrível, a “bolha” começa a crescer com poucas horas e demora para sarar. Além disso, a cicatriz fica por alguns anos. Pois bem, neste caso, o tratamento também se mostrou eficaz.

 

Não tenho receitas médicas e não recomendo. Mas se ocorrer algum caso de queimaduras e não tiverem opção, fica a dica. No entanto, faço as seguintes observações: Não lave com água e  não coloque gelo. Primeiro e unicamente aplique o óleo de pimenta e lembre-se: deve ser nos 3 minutos – e se a queimadura for na região do rosto e genital, desconsidere tudo que leu e  procure o médico.

 

 

(*) Professor e Jornalista

E-mail: jornalistamatos@hotmail.com

pizzaria fortaleza
Barbara Ballestero

Há 2 Comentários

  1. marilda em 21/07/2017 às 14:29

    pimenta malagueta amassada e com caldo alivia dor de queimadura na hora,mas,se a pele foi rancada NÃO coloque pimenta.somente se a pele tiver só vermelha.

  2. Marco Aurelio C. Silva em 27/01/2015 às 17:14

    Ja fiz uso de pimenta algumas vezes.E bom mesmo nao deixa dar bolhas e melhora.rapido

Deixe o seu comentário

Seu email não será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com * (asterisco)

Chip Carimbos

estadonoticias.com.br © 2012 Estado Notícias - Todos os direitos reservados.