sexta-feira, 26 de abril de 2024

Práticas psicossociais é tema de Seminário Marista gratuito em Dourados

Evento visa contribuir para o compromisso social, colaborando para a construção de novas formas de atuação junto às infâncias e juventudes

Compartilhar

Assessoria

 

Divulgação

A Rede Marista de Solidariedade realiza em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas da UFGD, nos dias 25 e 26 de agosto, o 1° Seminário Marista de Serviço Psicossocial em Dourados. Com o tema “Práticas Psicossociais e Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes”, o objetivo é fortalecer a discussão do assunto e oferecer novas reflexões e socialização das práticas no meio profissional e acadêmico.

 

A abertura do seminário será às 19h30 do dia 25, no auditório da Unigran – Centro Universitário da Grande Dourados. Na ocasião, haverá a palestra com o tema “Interculturalidade e práticas psicossociais”, com o psicólogo Henrique Costa Brojato, especialista em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) e Analista Educacional, da Rede Marista de Solidariedade.

 

Já no dia 26, o seminário será das 8h às 11h30, no bloco da Faculdade de Direito e Relações Internacionais – FADIR/ UFGD, com os salas temáticas que abordarão questões sobre o trabalho com crianças e jovens indígenas, em situação de fronteira, com grupos comunitários e questões de gênero. No período da tarde, o evento volta para o Auditório da Unigran. Das 13h às 17h haverá mesa redonda e apresentação dos Eixos Temáticos discutidos pela manhã, além da palestra sobre “Diversidade e Práticas Psicossociais”, com Estela Scandola, Doutora em Serviço Social e membro da Rede Feminista de Saúde.

 

A psicóloga do Centro Social Marista Dourados, Mariela Nicodemos Bailosa, feminista e militante do Movimento Internacional Marcha Mundial das Mulheres, será mediadora no eixo temático sobre “Trabalho com crianças e adolescentes e questões de gênero”.

 

“Queremos fortalecer a prática psicossocial, falar dos desafios, das potencialidades e das diversidades que encontramos na atuação profissional diária. Discutir e qualificar nosso trabalho são fundamentais para a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Sobre a questão de gênero, o estado do MS tem uma cultura essencialmente patriarcal, aparecendo, por exemplo, em segundo lugar do país no número de denúncias de violências contra mulheres e de registrar aumento da violência contra a população LGBT. Precisamos urgente discutir gênero. E como fazer isso com crianças e adolescentes? Esse é um dos desafios do eixo temático”, enfatiza Mariela.

 

Nos eixos temáticos, estarão presentes também Cláudia Araújo de Lima, Doutora em Ciências na área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2014); Jacy Correa Curado, doutora em Psicologia Social (PUC/SP) e Coordenadora da Cátedra de Gênero, Diversidade Cultural e Fronteira UNESCO /UFGD; Lígia Maria Ruel, psicóloga graduada e mestranda pela UFGD; e Tanise Fernandes, psicóloga especialista em Saúde Indígena pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUGD/UFGD.

 

O evento é voltado para psicólogos, assistentes sociais, educadores, pesquisadores, gestores, agentes da rede de proteção à criança e estudantes de instituições públicas e privadas. O seminário contribui para a formação continuada dos profissionais que precisam e desejam aprimorar as suas práticas no dia a dia.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22 de agosto pelo site http://goo.gl/0YL672. As vagas são limitadas.

Últimas notícias