Publicado em 17/09/2013 às 14:14

Primavera começa dia 22 e traz períodos frequentes de chuvas em Mato Grosso do Sul

Neste período as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa.

Notícias MS

 

A primavera destaca-se pela mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil (Foto- Kayke Niz)

De acordo com as informações do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), a Primavera iniciará dia 22 de setembro, às 16 horas e 44 minutos, (horário para Mato Grosso do Sul), com término dia 20 de dezembro. Segundo a climatologia, a primavera destaca-se pela mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil.

 

A meteorologista do Cemtec, Cátia Braga, informa que em Mato Grosso do Sul as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa.

 

Segundo Cátia, durante a Primavera iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. Em algumas ocasiões podem ocorrer descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo. Contudo, aumenta a ocorrência de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. As temperaturas aumentam gradativamente nessa época do ano.

 

Dados Históricos

 

De acordo com os dados do Cemtec/MS, em Campo Grande as médias históricas (ou normais climatológicas) de chuvas para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são, respectivamente: 73,9 milímetros, 147,9 milímetros, 206,5 milímetros e 224,9 milímetros.

 

Veja informações sobre o tempo no site: www.agraer.ms.gov.br/cemtec .

 

pizzaria fortaleza
Barbara Ballestero

Deixe o seu comentário

Seu email não será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com * (asterisco)

Chip Carimbos

estadonoticias.com.br © 2012 Estado Notícias - Todos os direitos reservados.