quinta-feira, 28 de março de 2024

Qual o seu planejamento, por Flávio Melo Ribeiro

Compartilhar

Flávio Melo Ribeiro (*)

 

É preferível ter um planejamento e precisar alterá-lo, caso seja necessário, do que não ter planejamento nenhum. As pessoas que atingem sucesso sempre tem um objetivo, um sonho a alcançar e trazem para si metas bem específicas e possíveis de cumprir no dia-a-dia.

 

Por um lado, ao finalizar um planejamento é comum a pessoa sentir um grande alívio, pois percebe que conseguiu organizar suas ideias, coloco-as no papel e passou a olhar de fora o que pode fazer. E logo depois surge a satisfação de ter o controle sobre suas atividades. Por outro lado, planejamento bom é aquele que incomoda e nesse sentido ele não pode estar trancado numa gaveta, nem muito menos numa planilha no computador com risco de raramente ser aberto novamente. O planejamento precisa estar exposto e ao alcance dos seus olhos. É necessário que ele incomode, chame atenção de que se está atrasado para iniciar as atividades. Nesse sentido, olhar o quadro de tarefas também pode provocar ansiedade e irritação.

 

E você que leu o artigo até o momento, já fez seu planejamento? Não? Então comece! Não espere ninguém dizer que você precisa, faça por você mesmo. Com certeza você tem um sonho, um desejo de Ser ou Ter alguma coisa, ou mesmo Fazer algo, então não espere a vida passar e descobrir que o momento passou. Também não aceite que seja tarde demais para começar. A vida não tem data de validade, isto só vem com sua morte e até esse momento é hora de viver e construir.

 

Se você for fazer o planejamento pela primeira vez, inicie com um único objetivo. Ele precisa ser desafiador, mas realizável. Preferencialmente que ele possa ser medido, para facilitar a avaliação. Com o tempo e a experiência adquirida você pode incluir mais objetivos no seu planejamento de vida. Inicie pequeno porque é importante você ter vitórias iniciais para se motivar e buscar a conclusão do projeto.

 

(*) Psicólogo 

E-mail – flavioviver@gmail.com 

Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

Canal no Youtube: Flávio Melo Ribeiro

 

Últimas notícias