terça-feira, 23 de abril de 2024

Secretaria de Saúde de Dourados entrega 41 cadeiras de rodas à população

Foram entregues à população 23 cadeiras de banho, 12 cadeiras padrão e 6 cadeiras de banho reclináveis, em um total de 41 cadeiras de rodas. Leia mais...

Compartilhar

Assecom

 

Foram entregues à população um total de 41 cadeiras de rodas (Foto - Divulgação/Sems)

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma cota de meios auxiliares de locomoção (OPM), no contexto da instituição da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do SUS, que tem como objetivo específico ampliar a oferta destes materiais à população. Com isso, foram entregues à população 23 cadeiras de banho, 12 cadeiras padrão e 6 cadeiras de banho reclináveis, em um total de 41 cadeiras de rodas.

 

Os aparelhos são fruto das demandas encontradas no desenvolver de ações de parcerias firmadas pela Prefeitura de Dourados com a finalidade de garantir o direito e a qualidade de vida as pessoas com deficiência.

 

O secretário de Saúde de Dourados, Renato Vidigal, ressaltou que Dourados oferece vários serviços com um processo de articulação entre o Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Campo Grande, fisioterapeutas do NASF de Dourados, fisioterapeutas do PAM, fisioterapeutas do HU-UFDG, Hospital da Vida, Hospital da Missão, Apae e Pestalozzi. “Todos estes serviços estão aptos a solicitar órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção conforme a demanda”, disse.

 

Entre estas ações, por exemplo, em julho, a visita do Caminhão da Oficina Ortopédica itinerante promoveu o atendimento aos pacientes que não poderiam ser avaliados pelo serviço de fisioterapia local e teria que fazer as avaliações em Campo Grande. “Estas pessoas tiveram acesso ao atendimento aqui, sem necessidade de se deslocar até a Capital. Tudo fruto de uma articulação nossa com a Secretaria de Estado de Saúde”, disse Vidigal.

 

Foi realizada também, no mês de outubro, a avaliação dos idosos residentes no Lar do Idoso de Dourados, considerando o Estatuto do Idoso, especificamente, segundo parágrafo do capítulo IV – Do direito à saúde, na qual é incumbido ao poder público fornecer aos idosos, gratuitamente, próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

 

A Secretaria de Saúde aproveitou para informar que o Caminhão da Oficina Ortopédica retorna a Dourados nos dias 5 a 7 de dezembro (terça a quinta-feira) para o atendimento dos pacientes que já aguardam avaliações.

 

“A população que necessite deste serviço pode entrar em contato com a Equipe de Saúde da Família ou Unidade de Saúde de referência para que possa iniciar o processo de aquisição de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção conforme a necessidade”, explicou o secretário Renato Vidigal.

Últimas notícias