sexta-feira, 29 de março de 2024

Secretário diz que lançamento de ferrovia reforça empenho da prefeita Délia Razuk

O evento terá a participação da prefeita Délia Razuk, acompanhada pelo secretário de Planejamento de Dourados, José Elias Moreira.

Compartilhar

Os secretários Zé Elias Moreira e José Richa Filho cumpriram mais uma etapa da implantação da ferrovia Dourados/Paranaguá, na semana passada, em Brasília (Foto: Divulgação)

Assessoria

Os secretários Zé Elias Moreira e José Richa Filho cumpriram mais uma etapa da implantação da ferrovia Dourados/Paranaguá, na semana passada, em Brasília (Foto: Divulgação)

Os governadores de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e do Paraná, Beto Richa, vão participar, na terça-feira (28) da semana que vem, no hotel Sheraton, em São Paulo, do ato oficial de lançamento da nova ferrovia ligando Dourados/MS a Paranaguá/PR pelo Pontal do Paraná. O evento, que terá ainda a participação da prefeita Délia Razuk, acompanhada pelo secretário de Planejamento de Dourados, José Elias Moreira, vai marcar o lançamento oficial do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) das partes para a abertura de parcerias no sentido de viabilizar o projeto da nova ferrovia, que demandará investimentos da ordem de R$ 25 milhões.

 

O custo aproximado de construção efetiva do novo traçado proposto no PMI, com cerca de mil quilômetros de extensão, ligando Dourados, Caarapó, Amambai, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul, a Guaíra, Cascavel, Guarapuava e Paranaguá, no estado vizinho será da ordem de R$ 10 bilhões. “Esse encontro de São Paulo será a oportunidade para que os investidores se apresentem e as empresas interessadas em participar da elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a estruturação do projeto da nova ferrovia também se manifestem”, observou o secretário José Elias.

 

Segundo ele, com uma projeção de movimentar 50 milhões de toneladas nos próximos dez anos, o Porto de Paranaguá é o melhor caminho escolhido, “e também o mais viável economicamente”, para que o Brasil venha a incrementar o setor de exportações e de movimentação de mercadorias, como a soja, milho, proteína animal, fertilizantes, celulose, açúcar, cimento e combustível.

 

Com a nova ferrovia, o custo de transporte da soja, por exemplo, de Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, terá uma redução estimada em oito reais por saca e, ao mesmo tempo, um vagão do transporte modal equivale ao transporte de três carretas de grãos pelas rodovias. “Diminui-se o custo de manutenção das estradas, reduz-se o número de acidentes, isso tudo mantendo o transporte rodoviário para levar a produção do campo até às estações de embarque; ou seja, o setor produtivo vai ter menos custos e ainda a possibilidade de aumentar a renda”, analisa o secretário José Elias.

 

“Por isso, a dona Délia recomendou que priorizássemos todos os esforços no sentido de facilitar a tramitação dos documentos necessários para Dourados estar presente nesse projeto da Ferroeste”, comentou o secretário de Planejamento. José Elias participou, na semana passada, de encontro, juntamente com o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo e do secretário de Infraestrutura e Logística do Governo do Paraná, José Richa Filho, em Brasília, com a Diretoria nacional de Ferrovias do Ministério dos Transportes, para agilizar os procedimentos. O ex-diretor-executivo do Ministério e ex-deputado federal por Mato Grosso do Sul, Edson Giroto, acompanhou o grupo.

 

Segundo o secretário José Elias, a partir do lançamento dessa ferrovia, a prefeita Délia Razuk poderá celebrar, juntamente com o anúncio de início dos trabalhos, por parte do Exército, da modernização do aeroporto ‘Francisco de Mattos Pereira’, a entrada de Dourados em um novo e irreversível ciclo de desenvolvimento. “Estaremos coroando o resultado de uma luta de mais de 40 anos”, afirma.

Últimas notícias