sexta-feira, 29 de março de 2024

Sergio Nogueira solicita intérprete de libras para Câmara de Dourados

Compartilhar

Assessoria

 

Vereador Sergio Nogueira luta por conscientização da sociedade para a importância do profissional tradutor/intérprete em línguas (Foto - Thiago Morais)

Durante a sessão realizada na segunda-feira, 18, o vereador Sergio Nogueira (PSDB) fez uso da tribuna livre e solicitou à presidente da Câmara de Dourados, Daniela Hall (PSD), que sejam contratados para a Casa, dois tradutores/intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para assim, criar um canal de comunicação direto com a comunidade surda.

 

De acordo com o vereador, o profissional capacitado ou habilitado em Libras deverá realizar a interpretação com proficiência para facilitar a interlocução e garantir a participação da comunidade surda nas sessões do Legislativo e permitir o acompanhamento dos eventos da Casa via internet. “A comunicação é fundamental ao ser humano, e a Libras é uma ferramenta que possibilita a interação dos surdos na sociedade e possibilita inclusão nas discussões da sociedade”, afirma Sergio Nogueira.

 

Ainda durante a sessão, a representante da Associação de Surdos e Tradutores/Intérpretes Mãos Douradas, Eliandra Carollo Raidan, fez uso da tribuna livre e chamou atenção para a necessidade de viabilizar a inclusão da comunidade surda no contexto social e relatou sobre a importância da língua de sinais brasileiras. “Os sujeitos surdos necessitam ser reconhecidos e um dos caminhos é a acessibilidade linguística. Precisamos conscientizar a sociedade da importância do profissional tradutor/intérprete em línguas e a sua função de mediar a comunicação, garantindo assim a acessibilidade em espaços públicos como este”, relata Eliandra.

 

Eliandra lembrou ainda o Projeto de Lei nº 3.752/14, elaborado pelo vereador Sergio Nogueira, cujo objetivo é instituir a semana municipal da pessoa surda e como deficiência auditiva, denominada pela comunidade surda de Setembro Azul, para que o tema seja debatido e novas políticas públicas sejam construídas para garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos. “Agradeço o apoio do vereador Sergio que sempre esteve envolvido e comprometido nessa causa”, finaliza.

Últimas notícias