quinta-feira, 18 de abril de 2024

Showtec 2018 começa hoje em Maracaju

Compartilhar

Assessoria

 

Showtec 2018 oportuniza conhecimentos sobre sistemas sustentáveis de produção, gestão e inovação no agro (Foto - Divulgação)

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), estará presente no Showtec 2018. Durante o evento, que acontece em Maracaju, 17 a 19 de janeiro de 2018, produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros participantes poderão conhecer detalhes de pesquisas relacionadas aos sistemas sustentáveis de produção, entre outros temas que serão abordados no estande.

 

Nesta edição, a Fundação MS firmou uma parceria com a Embrapa na realização da programação técnica do evento. Os painéis e palestras vão acontecer no estande da Embrapa, em um auditório com capacidade para 200 pessoas. Além disso, ao longo do evento pesquisadores e analistas da Embrapa estarão no local, à disposição do público para diálogo tecnológico.

 

Os painéis ocorrerão diariamente no auditório do estande da Embrapa. Ao todo serão realizados sete painéis envolvendo várias instituições do agronegócio e com temas relacionados à sustentabilidade da produção agropecuária, com ênfase no tema Carbono Zero.

 

Programação 

 

O primeiro painel acontece na quarta-feira, dia 17, com início às 14h, intitulado “Da Porteira para Dentro: Gestão e Inovação no Agro”.

 

Já na quinta-feira, dia 18, serão realizados três painéis, pela manhã, a partir das 9hs, acorre a primeira parte do painel “Sistemas de Produção em MS – Desafios e Soluções”; às 11hs, tem início o Painel intitulado “Encontro da Pecuária Sustentável”; no período da tarde, das 14h às 16h, haverá a segunda parte do painel “Sistemas de Produção em MS – Desafios e Soluções” e ao final da quinta-feira, a partir das 17h, será realizado o “Encontro de Mulheres do Agronegócio: Aprendendo a domar os desafios econômicos na atualidade”.

 

Já na sexta-feira, dia 19, acontece pela manhã, a partir das 8h, o 4º Ciclo de Seminários Agrícolas do Setor Sucroenergético e a tarde, a partir das 14h, será realizado o Encontro de Jovens da Agropecuária. Confira aqui a programação técnica do Showtec 2018.

 

Vitrine tecnólgica

 

No campo, os participantes poderão ver as alternativas de arranjos de cultivo que representam a evolução histórica dos sistemas de produção e que gradativamente vêm melhorando a produtividade das lavouras e pastagens, agregando valor à produção, reduzindo a emissão de carbono e aumentando a competitividade do agronegócio brasileiro. “Será uma oportunidade de verificar in loco que a agricultura desenvolvida por meio de sistemas sustentáveis não é poluente, muito pelo contrário, ela contribui com a melhoria e a estabilidade da produtividade, melhorando o solo e reduzindo os riscos a cada safra”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Claudio Lazzarotto.

 

Showtec 2018

 

O evento, considerado a vitrine tecnológica do agronegócio sul-mato-grossense, acontece nos dias 17 a 19 de janeiro de 2018, na Estação Experimentação da Fundação MS, em Maracaju fixa no solo como componente melhorador das condições físicas e químicas das terras cultivadas.

 

Realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sicredi, Agrisus, Embrapa, A Granja e Caixa Econômica Federal.

 

 

Últimas notícias