sábado, 20 de abril de 2024

UFGD participa de reunião estratégica com foco em assuntos prioritários

Compartilhar

Assessoria

 

Durante toda a tarde desta última segunda-feira, 16 de outubro, dirigentes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) reuniram-se na sede da Uniderp, em Campo Grande, para dar continuidade às metas de fortalecimento da educação superior e propor ações que subsidiem o desenvolvimento do Estado, através do conhecimento produzido nas universidades.

 

Este foi o quarto encontro oficial do Conselho desde a sua criação, em agosto deste ano. Além de Liane Calarge, reitora da UFGD, estavam presentes: o presidente do comitê, Fabio Edir dos Santos (UEMS); o vice-presidente, Pe. Ricardo Carlos (UCDB) e os demais reitores e representantes da UFMS; IFMS e Uniderp. A reunião contou também com a participação de dirigentes responsáveis pelos setores de pesquisa, ensino e extensão e representantes das áreas de comunicação das instituições.

 

Os conselheiros, divididos em grupos de trabalho, se reuniram em salas individuais e discutiram sobre o tema proposto ao seu grupo, dentro dos cinco eixos de atuação definidos em reuniões anteriores, como áreas prioritárias: ciência, tecnologia e inovação; internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; excelência na educação básica superior; e comunicação científica. Ao término desta primeira etapa, os grupos retornaram à sala de reunião para expor aos demais, as propostas e metas de viabilização definidas em cada aliança de trabalho.

 

A primeira a falar sobre o seu eixo de atuação, “internacionalização e mobilidade acadêmica” foi a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD, Kely Picoli. Ela falou sobre as ações do grupo, entre elas, a criação de áreas temáticas que estão em consonância com tudo o que tem sido discutido, nos últimos dez anos no Brasil sobre o assunto, como: alimentos, fronteira, segurança e desenvolvimento regional, infraestrutura e logística, entre outros. Já sobre as ações em curto prazo, salientou a importância do apoio ao “Dia C da Ciência” e da participação no “I Seminário da Rede de Universidades da RILA – Rota de Integração Latino-Americana”, ambos no final de outubro. Estas atividades têm o objetivo de aproximar a ciência da população e mostrar a necessidade das pesquisas para o desenvolvimento do estado.

 

Em seguida, os representantes das demais instituições falaram sobre as ações de seus grupos e discutiram as principais iniciativas a serem realizadas em parceria, entre elas, a divulgação de editais de mestrado e doutorado, maior difusão da produção científica das Instituições e a criação de um corredor cultural, uma vez que “a base do projeto cultural, já existe em muitas instituições de ensino. O que falta é articular”, segundo Liane Calarge, reitora da UFGD.

 

Ao final, o vice-presidente do Conselho e reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, se pronunciou sobre a reunião que considerou bastante produtiva – “tivemos uma tarde de muito aprendizado e queremos levar oficialmente ao governo do estado, as ações do CRIE-MS, para cumprir com a nossa missão” – disse.

 

A UFGD será a anfitriã da próxima reunião do Conselho, que acontecerá no dia 11 de dezembro.

Últimas notícias